Gripe e pessoas com asma

As pessoas com asma estão em alto risco de doenças graves e complicações da gripe

Se você tem asma, precisa tomar medidas para combater a gripe

O que é asma?

A asma é uma doença pulmonar causada pela inflamação crônica das vias aéreas. É uma das doenças mais comuns das crianças em longo prazo, mas os adultos também podem ter asma. Os ataques de asma ocorrem quando as vias aéreas do pulmão ficam inchadas e apertadas devido à inflamação das vias aéreas. Os ataques de asma podem ser causados ​​por "gatilhos", como infecções das vias aéreas, partículas de alergia, irritantes químicos e poluição do ar. Durante um ataque, as pessoas com asma apresentam sintomas como chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse noturna ou matinal. Muitas vezes, ataques de asma podem ser evitados, limitando a exposição a gatilhos e usando corretamente medicamentos para asma.

As pessoas com asma estão em alto risco de doença grave e complicações da gripe

Embora as pessoas com asma não tenham mais probabilidade de contrair a gripe, a infecção por influenza (gripe) pode ser mais grave para as pessoas com asma, mesmo que sua asma seja leve ou seus sintomas sejam bem controlados por medicação. Isso ocorre porque as pessoas com asma têm vias aéreas inchadas e sensíveis, e a gripe pode causar mais inflamação das vias aéreas e dos pulmões. Infecção por influenza nos pulmões pode desencadear ataques de asma e um agravamento dos sintomas de asma. Também pode levar a pneumonia e outras doenças respiratórias agudas. De fato, adultos e crianças com asma têm mais chances de desenvolver pneumonia após adoecerem com gripe do que pessoas sem asma. A asma é a condição médica mais comum entre crianças hospitalizadas com gripe e uma das condições médicas mais comuns entre adultos hospitalizados.

Se você tem asma, precisa tomar medidas para combater a gripe

Todo mundo com asma que tem seis meses ou mais deve tomar uma vacina contra a gripe para se proteger contra a gripe.
  • A vacinação é o primeiro e mais importante passo na proteção contra a gripe. Mesmo que você não tenha um médico ou enfermeiro regular, você pode tomar uma vacina contra a gripe.
  • As vacinas contra gripe são oferecidas em muitos locais incluindo consultórios médicos, clínicas, departamentos de saúde, farmácias, centros de saúde de faculdades e cada vez mais por um número de empregadores e escolas públicas.
  • Qual vacina contra gripe as pessoas com asma devem ter?

  • Vacinas contra a gripe (feitas com vírus da gripe inativado (morto)) são aprovadas para uso em pessoas com 6 meses ou mais, independentemente de terem ou não asma ou outras condições de saúde. A vacina contra a gripe tem um histórico de segurança há muito estabelecido em pessoas com asma.
  • A vacina de spray nasal é aprovada para uso em pessoas de 2 a 49 anos de idade. No entanto, para a temporada 2016/17, recomenda-se que a vacina com spray nasal não seja utilizada devido a preocupações com sua eficácia nas últimas temporadas.
  • As infecções pneumocócicas são uma complicação grave das infecções por influenza e podem causar a morte. As vacinas pneumocócicas podem ser administradas ao mesmo tempo que a vacina contra influenza.
  • Tome ações preventivas diárias para parar a propagação da gripe:
  • Fique em casa quando estiver doente, exceto para receber atendimento médico. Fique longe de outras pessoas que estão doentes.
  • Cubra o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou espirrar e jogue o tecido fora. Se você não tiver um lenço de papel, tussa ou espirre no cotovelo ou no ombro, não as mãos nuas;
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
  • Evite tocar nos olhos, nariz ou boca (os germes se espalham dessa maneira); e
  • Limpe e desinfete as superfícies freqüentemente tocadas em casa, no trabalho ou na escola, especialmente quando alguém está doente.
  • Siga um Plano de Ação de Asma atualizado e escrito desenvolvido com seu médico.
  • Siga este plano para tratamento diário para controlar a asma a longo prazo e para lidar com o agravamento da asma ou ataques.
  • Se seu filho tiver asma, certifique-se de que seu Plano de Ação de Asma atualizado esteja em arquivo na escola ou na creche. Certifique-se de que o plano e a (s) medicação (ões) são fáceis de obter quando necessário.
  • Se você ficar doente com sintomas de gripe, chame seu médico logo no início da doença, pois o tratamento imediato é recomendado para pessoas com alto risco de complicações graves da gripe e que tenham infecção por influenza ou suspeita de infecção por influenza.
  • O tratamento deve começar o mais cedo possível, porque o tratamento com drogas antivirais funciona melhor quando iniciado precocemente (dentro de 48 horas após o início dos sintomas).
  • Drogas antivirais podem tornar a doença da gripe mais leve e fazer você se sentir melhor mais rápido. Eles também podem prevenir sérios problemas de saúde que podem resultar da doença da gripe.
  • Oseltamivir (disponível como versão genérica ou sob o nome comercial de Tamiflu®) ou peramivir (nome comercial Rapivab®) são os dois medicamentos antivirais que podem ser usados ​​em pessoas com asma. As pessoas com asma não devem usar o zanamivir (nome comercial Relenza®), um medicamento antiviral diferente, porque existe o risco de causar chiado em pessoas com asma ou outros problemas pulmonares.
  • Para você obter um medicamento antiviral, o médico precisa prescrever uma receita. Esses remédios combatem a gripe ao impedir que os vírus da gripe causem mais vírus em seu corpo.

Referência de informação

The article is a translation of the content of this work: Centers for Disease Control and Prevention, National Center for Immunization and Respiratory Diseases - Flu and People with Asthma