Metapneumovírus

Recursos Clínicos do Metapneumovirus Humano (HMPV)

MetapneumovírusPode causar doença respiratória alta e baixa em pessoas de todas as idades, especialmente entre crianças pequenas, adultos mais velhos e pessoas com sistema imunológico debilitado. O HMPV foi descoberto em 2001 e pertence à família dos paramixovírus, juntamente com o sarampo e o vírus sincicial respiratório (VSR). O uso mais amplo de testes de diagnóstico molecular aumentou a identificação e a conscientização do HMPV como uma importante causa de infecção respiratória alta e baixa.

Sintomas

Os sintomas comumente associados ao HMPV incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. Os sintomas clínicos da infecção por HMPV podem progredir para bronquiolite ou pneumonia e são semelhantes a outros vírus que causam infecções respiratórias superiores e inferiores. O período de incubação é estimado em 3 a 6 dias, e a duração mediana da doença pode variar dependendo da gravidade, mas é similar a outras infecções respiratórias causadas por vírus.

Vigilância e Sazonalidade

Os dados de vigilância do Sistema Nacional de Vigilância de Vírus Respiratório e Entérico do CDC (NREVSS) mostram que o HMPV é mais ativo durante o final do inverno ou início da primavera em climas temperados.

Transmissão

É mais provável que o HMPV seja transmitido de uma pessoa infectada para outros através

Secreções de tosse e espirros

Contato pessoal próximo, como tocar ou apertar as mãos, e tocar em objetos ou superfícies que tenham vírus, tocando a boca, o nariz ou os olhos.

Nos EUA, o HMPV circula em estações anuais distintas. A circulação do HMPV começa no inverno e dura até a primavera. O HMPV, o RSV e a gripe podem circular simultaneamente durante a temporada do vírus respiratório.

Prevenção e Tratamento

Existem passos que podem ser tomados para ajudar a prevenir a propagação do HMPV e outros vírus respiratórios. Especificamente, as pessoas que têm sintomas semelhantes ao frio devem

Cubra suas tosses e espirros

Lave as mãos com freqüência e de forma correta (com água e sabão por 20 segundos)
Evite compartilhar seus copos e utensílios de cozinha com os outros

Abster-se de beijar os outros

Além disso, a limpeza de possíveis superfícies contaminadas (como maçanetas, brinquedos compartilhados) pode potencialmente ajudar a impedir a propagação do HMPV.

Nos serviços de saúde, os profissionais de saúde devem seguir as Diretrizes para Precauções de Isolamento do CDC de 2007: Prevenindo a Transmissão de Agentes Infecciosos nos Locais de Saúde .

Não existe terapia antiviral específica para o HMPV. O atendimento médico é favorável.

Como o HMPV é um vírus respiratório recentemente reconhecido, os profissionais de saúde não podem considerar ou testar rotineiramente o HMPV. No entanto, os profissionais de saúde devem considerar os testes do HMPV durante o inverno e a primavera, especialmente quando o HMPV é comumente circulante.

Diagnóstico Laboratorial
A infecção pelo HMPV pode ser confirmada por:
  • detecção direta do genoma viral por ensaios de reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa,
  • detecção direta de antígenos virais em secreções respiratórias utilizando imunofluorescência ou imunoensaio enzimático, e
  • raramente pelo isolamento e identificação do vírus em cultura celular.

Referência de informação

Tanslation of the content of this work: Human Metapneumovirus (HMPV) Clinical Features, cdc.gov