Vírus da Parainfluenza Humana

Prevenção e Tratamento

Vírus da Parainfluenza HumanaOs vírus parainfluenza humanos (HPIVs) pertencem à família Paramyxoviridae . Eles são vírus RNA de sentido negativo, de cadeia simples e envelopados. Existem quatro tipos (1 a 4) e dois subtipos (4a e 4b) de HPIVs. As características clínicas e epidemiológicas para cada tipo de HPIV podem às vezes variar. Nos Estados Unidos, as infecções associadas ao HPIV-1 são mais comuns nos anos ímpares e o HPIV-2 e o HPIV-3 são observados anualmente. Os HPIVs comumente infectam bebês e crianças pequenas. No entanto, qualquer pessoa pode ter infecção por HPIV.

Sintomas e Doenças

O período de incubação, o tempo desde a exposição ao HPIV até ao aparecimento dos sintomas, é geralmente de 2 a 7 dias.

HPIV-1 e HPIV-2 são mais frequentemente associados ao crupe. HPIV-1 freqüentemente causa crupe em crianças, enquanto HPIV-2 é menos freqüentemente detectado. Ambos os tipos podem causar doenças do trato respiratório superior e inferior. Pessoas com doença do trato respiratório superior podem apresentar sintomas semelhantes aos do resfriado.

O HPIV-3 é mais freqüentemente associado a bronquiolite, bronquite e pneumonia.
O HPIV-4 não é reconhecido com freqüência, mas pode causar doenças leves a graves do trato respiratório.

Reinfecção
Cartas de revisão do médico

As pessoas podem ter múltiplas infecções por HPIV ao longo da vida. Essas reinfecções geralmente causam doença leve do trato respiratório superior com sintomas semelhantes aos do resfriado. No entanto, as reinfecções podem causar doenças graves do trato respiratório, como pneumonia, bronquite e bronquiolite em algumas pessoas. Idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, em particular, apresentam maior risco de infecções graves.

A maioria das crianças de 5 anos de idade ou mais tem anticorpos contra o HPIV-3 e aproximadamente 75% têm anticorpos contra o HPIV-1 e o HPIV-2.

Transmissão

Os HPIVs geralmente se espalham pelo contato direto com gotículas infecciosas ou pela disseminação pelo ar quando uma pessoa infectada respira, tosse ou espirra.

Os HPIVs podem permanecer infecciosos em gotículas no ar por mais de uma hora e em superfícies por algumas horas, dependendo das condições ambientais.

As pessoas são mais contagiosas durante o estágio inicial da doença.

As pessoas geralmente contraem infecção por HPIV na primavera, verão e outono. No entanto, é possível ser infectado em qualquer época do ano. 

Prevenção e Tratamento

Atualmente, não há vacina para prevenir a infecção pelo HPIV. No entanto, os pesquisadores estão tentando desenvolver vacinas. Além disso, não há tratamento antiviral específico para a doença pelo HPIV. A maioria das doenças por HPIV é moderada e normalmente requer apenas tratamento dos sintomas.

Referência de informação

Tanslation of the content of this work: Human Parainfluenza Viruses (HPIVs), cdc.gov