Os benefícios da lavagem das mãos

Gripe

O problema

Lavar as mãos corretamente (ou esfregar as mãos com álcool) é a coisa mais eficaz que você pode fazer para se proteger contra várias doenças infecciosas, como a gripe (gripe) e o resfriado comum. Não só ajudará a mantê-lo saudável, ajudará a prevenir a propagação de doenças infecciosas para os outros.

Fundo

Mesmo que suas mãos pareçam estar limpas, elas podem carregar germes. As mãos captam microrganismos (germes) de várias maneiras.

Quando as pessoas que estão doentes espirram ou tossem, os germes que as estão adoecendo são expelidas no ar em minúsculas gotículas. Se essas gotículas entrarem em suas mãos e você tocar sua boca, olhos ou nariz sem lavar os germes, você carrega a infecção. Você também pode ficar doente se não lavar as mãos antes e depois de preparar a comida, depois de manusear carne crua e depois de usar o banheiro.

Lavar as mãos não só evita que você fique doente, mas também reduz o risco de infectar outras pessoas. Se você não lavar as mãos adequadamente antes de entrar em contato com outras pessoas, poderá infectá-las com os germes de suas mãos. Outras pessoas também podem ficar doentes com os germes que as mãos sujas deixam em objetos compartilhados, como maçanetas, teclados e outros equipamentos em casa ou no local de trabalho.

Como a lavagem das mãos reduz os riscos para a saúde

O contato corpo-a-corpo pode disseminar condições leves, como o resfriado comum, mas também doenças mais graves ou potencialmente fatais. As doenças infecciosas são um risco particular para os muito jovens, os idosos, aqueles com uma doença preexistente e pessoas com um sistema imunológico comprometido, como aqueles com HIV ou AIDS.

Métodos adequados de lavagem das mãos

Embora a lavagem das mãos possa parecer uma tarefa simples, você deve seguir estas etapas para livrar completamente as mãos dos germes.

Usando sabão

  • Lave as mãos freqüentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Limpadores de mãos à base de álcool são úteis quando o sabão e a água não estão disponíveis. Na maioria dos casos, o sabão antibacteriano não é necessário para uma higiene segura e eficaz das mãos.
  • Remova qualquer joia de mão ou braço que você esteja usando e umedeça suas mãos com água morna. Adicione sabão regular e esfregue as mãos, assegurando-se de ter ensaboado todas as superfícies por pelo menos 15 segundos. Quanto tempo dura 15 segundos? O tempo que leva para cantar Feliz Aniversário .
  • Lave a frente e as costas das mãos, bem como entre os dedos e sob as unhas.
  • Lave bem as mãos sob água corrente morna, usando um movimento de fricção.
  • Limpe e seque as mãos suavemente com uma toalha de papel ou uma toalha limpa. Secá-los vigorosamente pode danificar a pele.
  • Desligue a torneira usando a toalha de papel para não contaminar novamente suas mãos. Ao usar um banheiro público, use a mesma toalha de papel para abrir a porta quando sair.
  • Se o ressecamento da pele for um problema, use uma loção hidratante.

Se você tem pele sensível ou está em uma posição em que deve lavar as mãos constantemente (como um profissional de saúde deve), você pode usar um esfregão para as mãos à base de álcool.

Usando esfregões manuais à base de álcool

  • A fricção manual à base de álcool pode ser usada se não houver água e sabão.
  • Se suas mãos estiverem visivelmente sujas, é melhor usar sabão e água. Se não for possível lavar com água e sabão, use lenços de papel para remover o solo e depois use um esfregão para as mãos à base de álcool.
  • Use fricções manuais de acordo com as instruções do fabricante. Certifique-se de que suas mãos estejam secas, pois as mãos molhadas diluirão o produto.
  • Use produto suficiente para cobrir todas as superfícies de suas mãos e dedos.
  • Esfregue as mãos até que o produto tenha evaporado. Se a pele seca for um problema, use uma loção hidratante.

Minimizando seus riscos

Aqui estão outros passos que você pode tomar para se proteger e proteger sua família.
  • Lave bem as mãos, especialmente depois de tossir, espirrar ou usar lenços, antes e depois de comer, antes de preparar os alimentos, depois de manusear carne crua, depois de acariciar um animal e depois de usar o banheiro.
  • Quando você tossir ou espirrar, use um lenço de papel ou levante o braço até o rosto e aponte para a manga. Não espirre na sua mão. Jogue fora os lenços assim que você os usar
  • Mantenha as áreas de superfície da sua casa e do seu escritório livres de germes limpando-os. Maçanetas, interruptores de luz, telefones e teclados são especialmente importantes para manter a limpeza.
  • Se você tem filhos, ensine-lhes boa higiene e como lavar bem as mãos. As crianças pequenas devem ser supervisionadas enquanto lavam as mãos.
  • Se você usar sabão em barra, mantenha-o em um suporte auto-drenante que possa ser completamente limpo antes que uma nova barra seja adicionada.
  • Não use um único pano úmido para lavar as mãos de um grupo de crianças.
  • Não use uma bacia de água para enxaguar as mãos.
  • Não use uma toalha de mão comum.
  • Não use esponjas ou panos de limpeza não descartáveis, a menos que você os troque diariamente e os lave com detergente. Os germes prosperam em superfícies úmidas.

Referência de informação

The article is a translation of the content of this work: Public Health Agency of Canada - The Benefits of Hand Washing