DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

COMBATER A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS É O FOCO DO DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS


"Combater a resistência aos antibióticos - está em suas mãos" é o tema do Dia Mundial da Higiene das Mãos deste ano, em 5 de maio. O dia é coordenado pela Organização Mundial da Saúde.

O tema do dia está alinhado com o objetivo do programa nacional de higiene das mãos da Comissão de Qualidade e Segurança da Saúde, que é reduzir as infecções associadas aos cuidados de saúde e prevenir a propagação de microorganismos resistentes a antibióticos dentro dos ambientes de saúde.

"A higiene das mãos está no centro de um programa eficaz de prevenção de infecções visando a resistência a antibióticos", diz a Dra. Sally Roberts, líder clínica do programa de prevenção e controle de infecção da Comissão. "A boa higiene das mãos é essencial para a construção de sistemas de saúde fortes e resilientes para qualquer situação que surja."

Este ano, a Organização Mundial da Saúde emitiu apelos específicos para ação a diferentes membros dos serviços de saúde:

Profissionais de saúde: "Limpe suas mãos nos momentos certos e interrompa a disseminação da resistência aos antibióticos".

Executivos-chefes: “Lidere um programa de prevenção e controle de infecções durante todo o ano para proteger seus pacientes de infecções resistentes”.

Os decisores políticos: "Parar a propagação da resistência aos antibióticos, tornando a prevenção de infecções e higiene das mãos uma prioridade política nacional".

O Dia Mundial da Higiene das Mãos também oferece uma oportunidade para os profissionais de saúde celebrarem as conquistas da higiene das mãos até o momento.

O último relatório de auditoria da Hand Hygiene New Zealand (HHNZ) de julho a outubro de 2016 mostra que a conformidade entre muitas categorias de profissionais de saúde continua aumentando.

"A consciência da importância da higienização das mãos é maior, e o engajamento com a melhoria da conformidade com a higiene das mãos continua a crescer", diz o Dr. Roberts.

O cumprimento da higiene das mãos por profissionais de saúde em hospitais públicos da Nova Zelândia melhorou significativamente desde o lançamento do programa HHNZ em 2008. Nacionalmente, a taxa de conformidade é de 83%, acima dos 62% em 2012.

Referência de informação

The article is a translation of the content of this work: Hand Hygiene New Zealand - Fight antibiotic resistance is focus of World Hand Hygiene Day