Lavagem das mãos: Mãos limpas salvam vidas

Mostre-me a ciência - como lavar as mãos

Gripe

Manter as mãos limpas é um dos passos mais importantes que podemos tomar para evitar ficar doente e espalhar germes para outras pessoas. Muitas doenças e condições são transmitidas por não lavar as mãos com sabão e água corrente limpa. O CDC recomenda limpar as mãos de uma maneira específica para evitar ficar doente e espalhar germes para outras pessoas. A orientação para uma lavagem eficaz das mãos e uso de desinfetante para as mãos foi desenvolvida com base em dados de vários estudos.

Os micróbios são todos pequenos organismos vivos que podem ou não causar doenças.

Germes, ou patógenos, são tipos de micróbios que podem causar doenças.

Molhe as mãos com água limpa e corrente (quente ou fria), desligue a torneira e aplique sabão.

Por quê? Como as mãos podem ser recontaminadas se forem colocadas em uma bacia de água parada contaminada pelo uso anterior, deve-se usar água corrente limpa. No entanto, a lavagem com água não potável, quando necessária, ainda pode melhorar a saúde. A temperatura da água não parece afetar a remoção dos micróbios; no entanto, a água mais quente pode causar mais irritação na pele e é mais dispendiosa do ponto de vista ambiental.

Desligar a torneira depois de molhar as mãos economiza água, e há poucos dados para provar se um número significativo de germes é transferido entre as mãos e a torneira.

Usar sabão para lavar as mãos é mais eficaz do que usar apenas água porque os surfactantes em sabão levantam o solo e os micróbios da pele, e as pessoas tendem a esfregar as mãos mais profundamente quando usam sabão, o que remove os germes.

Ensaboe suas mãos, esfregando-as com o sabão. Certifique-se de ensaboar as costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas.

Por quê? Ensaboar e esfregar as mãos cria atrito, o que ajuda a remover a sujeira, gordura e micróbios da pele. Micróbios estão presentes em todas as superfícies da mão, muitas vezes em concentração particularmente alta sob as unhas, então a mão inteira deve ser lavada.

Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Precisa de um temporizador? Hum a canção "Happy Birthday" do começo ao fim duas vezes.

Por quê? Determinar o tempo ideal para a lavagem das mãos é difícil porque poucos estudos sobre os impactos na saúde de alterar os tempos de lavagem das mãos foram feitos. Daqueles que existem, quase todos mediram reduções no número total de micróbios, dos quais apenas uma pequena proporção pode causar doenças, e não mediram os impactos na saúde. Apenas reduzir o número de micróbios nas mãos não está necessariamente ligado a uma melhor saúde. O tempo ideal para a lavagem das mãos também depende de muitos fatores, incluindo o tipo e a quantidade de solo nas mãos e a configuração da pessoa que lava as mãos. Por exemplo, é provável que os cirurgiões entrem em contato com germes causadores de doenças e arrisquem infecções graves a pacientes vulneráveis, por isso, talvez precisem lavar as mãos por mais tempo do que a mulher antes de preparar seu próprio almoço em casa. No entanto, evidências sugerem que lavar as mãos por cerca de 15 a 30 segundos remove mais germes das mãos do que lavar por períodos mais curtos.

Consequentemente, muitos países e organizações globais adotaram recomendações para lavar as mãos por cerca de 20 segundos (alguns recomendam um adicional de 20 a 30 segundos para a secagem):

Lave bem as mãos com água limpa e corrente.

Por quê? Sabão e fricção ajudam a remover a sujeira, graxa e micróbios - incluindo germes causadores de doenças - da pele, para que possam ser enxaguados das mãos. Lavar o sabão também minimiza a irritação da pele. Como as mãos podem ser recontaminadas se forem lavadas em uma bacia de água parada que foi contaminada pelo uso anterior, deve-se usar água corrente limpa. Embora algumas recomendações incluam o uso de uma toalha de papel para fechar a torneira depois que as mãos foram enxaguadas, a prática leva ao aumento do uso de água e toalhas de papel, e não há estudos para mostrar que melhora a saúde.

Seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as com ar.

Por quê? Os germes podem ser transferidos mais facilmente para e das mãos molhadas; portanto, as mãos devem ser secas após a lavagem. No entanto, a melhor maneira de secar as mãos ainda não está clara, pois existem poucos estudos sobre a secagem das mãos e os resultados desses estudos conflitam. Além disso, a maioria desses estudos compara concentrações globais de micróbios, não apenas germes causadores de doenças, em mãos seguindo diferentes métodos de secagem das mãos. Não foi demonstrado que a remoção de micróbios das mãos esteja ligada a uma melhor saúde. No entanto, estudos sugerem que o uso de uma toalha limpa ou de mãos secadoras de ar é melhor.

Referência de informação

The article is a translation of the content of this work: Centers for Disease Control and Prevention - Show Me the Science - How to Wash Your Hands