Resfriado comum

Resfriados comuns: proteja-se a si e aos outros

GripeDor de garganta e nariz escorrendo são geralmente os primeiros sinais de um resfriado, seguido de tosse e espirros. A maioria das pessoas se recupera em 7 a 10 dias. Você pode ajudar a reduzir o risco de resfriado, lavando as mãos com freqüência e evitando tocar o rosto com as mãos sujas.

Os resfriados comuns são a principal razão pela qual as crianças faltam à escola e os adultos sentem falta do trabalho. Todos os anos nos Estados Unidos, existem milhões de casos de resfriado comum. Os adultos têm uma média de 2-3 resfriados por ano e as crianças têm ainda mais.

A maioria das pessoas fica resfriada no inverno e na primavera, mas é possível resfriar em qualquer época do ano. Os sintomas geralmente incluem dor de garganta, coriza, tosse, espirros, olhos lacrimejantes, dores de cabeça e dores no corpo. A maioria das pessoas recupera dentro de 7 a 10 dias. No entanto, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, asma ou condições respiratórias podem desenvolver doenças graves, como pneumonia.

Como se proteger e aos outros

Você pode ajudar a reduzir o risco de pegar um resfriado:

Lave as mãos frequentemente com água e sabão.

    Lave-as por 20 segundos e ajude as crianças a fazer o mesmo. Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool. Os vírus que causam constipações podem viver nas suas mãos e a lavagem regular das mãos pode ajudar a protegê-lo de ficar doente.

      Evite tocar seus olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

        Os vírus que causam resfriados podem entrar em seu corpo e deixá-lo doente.

          Fique longe de pessoas que estão doentes

            Pessoas doentes podem espalhar vírus que causam o resfriado comum através do contato próximo com os outros.

            Ajude a reduzir o risco de ficar resfriado lavando as mãos frequentemente com água e sabão.

            Se você tem um resfriado, você deve seguir estas dicas para evitar espalhá-lo para outras pessoas:
            • Fique em casa enquanto estiver doente
            • Evite contato próximo com outras pessoas, como abraçar, beijar ou apertar as mãos
            • Afaste-se das pessoas antes de tossir ou espirrar
            • Tossir e espirrar em um lenço e jogá-lo fora, ou tossir e espirrar na parte superior da camisa, cobrindo completamente a boca e o nariz
            • Lave as mãos após tossir, espirrar ou assoar o nariz
            • Desinfetar superfícies frequentemente tocadas e objetos como brinquedos e maçanetas
            Não há vacina para protegê-lo do resfriado comum.

            Como se sentir melhor

            Não há cura para um resfriado. Para se sentir melhor, você deve descansar bastante e beber muitos líquidos. Medicamentos sem receita podem ajudar a aliviar os sintomas, mas não farão com que seu resfriado desapareça mais rápido. Sempre leia o rótulo e use medicamentos conforme orientação. Fale com o seu médico antes de administrar ao seu filho medicamentos para o frio sem receita médica, uma vez que alguns medicamentos contêm ingredientes que não são recomendados para crianças. Saiba mais sobre o alívio dos sintomas.

            Antibióticos não vão ajudar você a se recuperar de um resfriado. Eles não funcionam contra vírus, e eles podem tornar mais difícil para o seu corpo combater futuras infecções bacterianas se você as tomar desnecessariamente. Saiba mais sobre quando os antibióticos funcionam.

            Quando ver um médico

            Você deve ligar para o seu médico se você ou seu filho tiver uma ou mais dessas condições:
            • temperatura superior a 38° F
            • sintomas que duram mais de 10 dias
            • sintomas que são graves ou incomuns
            Se seu filho tiver menos de 3 meses de idade e febre, você deve sempre chamar seu médico imediatamente. Seu médico pode determinar se você ou seu filho tem um resfriado e pode recomendar terapia para ajudar nos sintomas.

            Menino, com, pano molhado, ligado, testa, e, termômetro boca
            Procure seu médico se o seu filho tiver sintomas que durem mais de 10 dias.

            Causas do resfriado comum

            Muitos vírus diferentes podem causar o resfriado comum, mas os rinovírus são os mais comuns. Os rinovírus também podem desencadear ataques de asma e têm sido associados a sinusites e infecções de ouvido. Outros vírus que podem causar resfriados incluem vírus sincicial respiratório, vírus para influenza humanos e metapneumovírus humano .

            Os vírus que causam resfriados podem se espalhar de pessoas infectadas para outros através do ar e fechar o contato pessoal. Você também pode se infectar através do contato com fezes (cocô) ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Isso pode acontecer quando você aperta a mão de alguém com resfriado ou toca uma maçaneta que contenha vírus e toca os olhos, a boca ou o nariz.


            Leia mais sobre Higiene:



            Referência de informação

            The article is a translation of the content of this work: National Institute of Allergy and Infectious Diseases - Common Colds: Protect Yourself and Others